Você está aqui: Pagina Inicial > Prefeitura de Goiandira realiza palestra sobre BRS Capiaçu e seus benefícios para pecuária leiteira

Ministrada pelos professores e zootecnistas do IF Goiano Campus Morrinhos, Wallacy Barbacena Rosa dos Santos e Andréia Santos Cezário, a palestra sobre o BRS Capiaçu, foi mediada pelos profissionais na câmara de vereadores de Goiandira na presença do prefeito Allisson Peixoto, secretários vereadores e de vários convidados de cidades vizinhas, Três Ranchos, Davinópolis, Morrinhos, Catalão. O Gerente Regional da EMATER, responsável pela região da Estrada de Ferro, Cleber Dias e demais secretários municipais participaram da palestra a fim de transmitir ainda mais aos produtores rurais o melhor manuseio com a espécie de capim muito usado no manejo e alimento dos animais na zona rural.
Durante a palestra, Wallacy apresentou as origens do capim e como ele pode beneficiar os produtores rurais. Segundo ele, o BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante, obtido através de um programa de melhoramento conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A iniciativa do projeto no município se deu através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e EMATER, representada pelo Extensionista Rural- Engenheiro agrônomo Roberto Kauê Eufrásio Teixeira, que esteve a frente da organização do evento.
Após a palestra foi feita a entrega de dezenas de mudas da espécie capiaçu para todos os produtores que se fizeram presentes.
De acordo com o Ex-prefeito da cidade de Três Ranchos, Rolvander Pereira Wanderley, que participou da palestra falou da importância destes eventos.
“Tenho plantado em minha propriedade o capiaçu, sempre faço o plantio, e para mim foi de extrema importância participar dessa palestra que agregou ainda mais meus conhecimentos no manuseio e plantio, para melhor aproveitamento na hora da colheta”.
O BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante, obtido através de um programa de melhoramento conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Gado de Leite, em Minas Gerais, no ano de 2016. Com alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde, a cultivar apresenta maior produção de matéria