Você está aqui: Pagina Inicial > Prefeito Allisson recebe autoridades da UFCAT e destaca importância da parceria com a universidade

🤝A Universidade Federal de Catalão (UFCat) representada pela reitora Professora Dra Roselma Lucchese, Vice-reitor Professor Dr° Claudio Lopes Maia e Pró-reitor professor Dr° Moisés Fernandes Lemos em visita ao município de Goiandira foram recebidos pelo prefeito Allison Henrique Barbosa Peixoto e a secretária de saúde Laiane Cristina Fernandes. O encontro marcou o início das tratativas para a consolidação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).
O COAPES é proposto para facilitar os processos de negociação e tomada de decisão que envolvam ações de integração ensino-serviço-comunidade. A contratualização pretende garantir o acesso do ensino superior aos estabelecimentos de saúde como cenário de prática e direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde do território.
Como ressalta a secretaria de saúde “a parceria entre o município e a universidade fortalece as ações e os serviços de saúde na região, pois tem como objetivo a integração de acadêmicos na rede municipal de saúde, proporcionando uma ação conjunta que envolva ensino e prática, garantindo assim a melhoria da assistência a saúde da população”.
Neste processo colaborativo, a formação de profissionais para o SUS se beneficia com a troca de experiências que acontece entre os servidores municipais e os estudantes. As instituições de ensino, por sua vez, utilizam as unidades de Saúde do Município como cenário de prática de estágio, usufruindo deste contato com o SUS e suas diretrizes.

#goiandiradealmaecoracao
#goiandiraprafrente