Nota de Esclarecimento

O ano de 2020 começou com muita chuva e que vem se prolongando pelos meses de fevereiro e março com intensidade há muito não vista, não só no nosso município, mas em grande parte das cidades brasileiras, causando estragos e ocasionando transtornos.

Em Goiandira, por conta do lençol freático muito próximo da superfície, tanto na zona urbana quanto na rural, nesse ano de 2020, os problemas se agravaram. Temos 03 Patrolas, 03 Retroescavadeiras, 03 Caminhões e Profissionais competentes e dedicados, trabalhando para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas. Infelizmente, devido a essa intensidade, o trabalho de recuperação e conservação de estradas é prejudicado, principalmente em locais em que minas e olhos d’água brotam nesse período.

Esse é o nosso 12º ano à frente da Administração Municipal e nunca tivemos uma situação semelhante. Nosso trabalho sempre foi constante na zona rural, em respeito ao Trabalhador e ao Produtor. Nosso compromisso com uma Educação inclusiva e acessível a todos, nos faz aumentar ainda mais os cuidados com as estradas rurais, dando segurança aos alunos da zona rural que transportamos todos os dias.

Não se trata de abandono ou descaso, haja vista que, nos anos anteriores, nesse mesmo período, o trabalho de conservação das estradas já estava adiantado.  No ano de 2020, por conta de um acúmulo extraordinário de chuvas, o trabalho ainda não pôde começar. Estamos atendendo situações emergenciais, fazendo intervenções em locais críticos, visto que o patrolamento muitas vezes piora as condições de trafegabilidade.

Somos os maiores interessados na manutenção de nossas estradas, não só pelo nosso compromisso com a produção agropecuária que movimenta a economia de nossa cidade, principalmente, nesse período, com o escoamento de grãos, mas para dar condições seguras de transporte as nossas crianças, visando também, economicidade na manutenção de nossos veículos e de terceirizados.

A previsão para o mês de março ainda é preocupante. A intensidade das chuvas prejudicará uma intervenção mais contundente, mas nosso trabalho continuará em locais críticos, visando minimizar os danos causados.

Vivemos numa época do denuncismo em redes sociais por parte de algumas pessoas, acusando de abandono ou descaso, o que mostra total desconhecimento da Administração e do nosso compromisso com o povo goiandirense. Tais notícias só tem um objetivo, atingir dividendos eleitorais ou promoção pessoal, visto que, bastaram dois dias de estiagem para que as condições de tráfego melhorassem. Nosso maquinário e funcionários se empenharam, inclusive no fim de semana, para reduzir os inconvenientes em vários pontos de nosso município.

Ao contrário de outros municípios, não tivemos nenhuma ponte danificada em sua integralidade, o que propicia acesso a todas as regiões. São mais de 900 km de estradas para serem recuperadas e o nosso compromisso permanece com todos aqueles que vivem e trabalham no campo, afinal, é dele que vem o sustento de todos nós.

Nossa justificativa almeja as pessoas de bom senso e que entendem as dificuldades enfrentadas pela Administração Pública nesse período. Reiteramos que não é abandono ou descaso. Trabalhamos com responsabilidade e procuramos atender, na medida do possível e quando as condições climáticas permitem a todos os pedidos e necessidades mais urgentes. O volume e intensidade das chuvas não prejudicaram apenas as vias públicas, passamos, nós todos em nossas residências, por situações de infiltrações em paredes e telhados há muito tempo não vistas.

Agradecendo a Deus pela chuva tão necessária para nossa sobrevivência e por não ter ocorrido nenhum incidente grave em nosso município, ressaltamos nosso compromisso de continuar trabalhando por melhorias em todos os setores da Administração de Goiandira.

Forte abraço.

Odemir Moreira de Melo